terça-feira, 16 de março de 2010

Escola Soares de Paiva


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Paiva atende 730 alunos com um grupo de aproximadamente 50 professores e 14 funcionários. Na equipe diretiva estão Viviane Sá, conhecida carinhosamente como Vivi, Emilene Maio Coelho e Adriana Ávila dos Santos
A escola tem como missão “oferecer um ensino de qualidade, priorizando o educando e preparando-o para os desafios do mundo moderno” e tem como perspectiva para 2010 “a aprovação em massa”, brinca Adriana , vice-diretora da escola. Adriana sabe que a aprovação em massa é, por vezes, utópica, na educação, mas, “queremos o máximo de aprovação possível!” continua.
Para que esta aprovação seja uma realidade, a escola conta com projetos pensados pelos professores, tais como o de Cleonice Gautério que tem um projeto na área da leitura matemática. Uma grande inovação, já que muitas vezes tal disciplina fica apartada do processo de leitura e interpretação de textos.
Os materiais adquiridos com a verba do PDE, o Plano de Desenvolvimento da Educação, são inteiramente destinados aos nossos professores e alunos, queremos que nossos professores propiciem aulas mais atrativas, para que nossos alunos sintam-se mais motivados”, declara a equipe.
Matemática com materiais concretos, História com alunos no papel de “repórteres” e oficinas teatrais nas aulas de Língua Portuguesa, que visem a socialização e a autonomia dos educandos, são realidades da Escola Soares de Paiva.
“Queremos pintar jogos como amarelinha no chão do pátio da escola também!”, declara Adriana, “Assim, nossos alunos terão oportunidades de brincar na hora do recreio de forma lúdica e também proporcionamos novas atividades nas aulas de Educação Física".
E é com este entusiasmo que a equipe da escola tenta superar os limites enfrentados, muitas vezes: “ nada é imposto, o diálogo é a base de tudo na nossa equipe”, relata Vivi, concluindo que parcerias são bem-vindas, como as realizadas com um consórcio em anos anteriores, que possibilitou os alunos da escola a participarem de um curso de utilização de equipamentos audiovisuais. “Agora, com a verba do próximo PDE, uma filmadora é nosso objetivo para possibilitar a estes alunos mais um equipamento em prol do processo ensino-aprendizagem”.


Equipe Diretiva em conversa com professoras da APAE: Educação Inclusiva também é proposta da escola.




Laboratório de Informática hoje é uma realidade na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário