Ano de Copa do Mundo, ano de movimento, sonhos, olhos grudados na televisão, ano de paixão.
Assim, nada como, nós professores, estarmos atentos a todo este "alvoroço" para levarmos alguns prós e alguns contras dessa paixão.
A gama de países que irá disputar a Copa do Mundo da África já nos dá infinitas possibilidades de levarmos outras culturas para nossa sala de aula, como também, desmitificar a questão "selvagem" do país sede da Copa, a África o Sul.
Um levantamento acerca dos televisores que são vendidos nesta época é uma boa oportunidade de estudarmos gráficos, tabelas e similares e o porquê destes televisores serem vendidos é um questionamento bem interessante que pode resultar em uma produção textual que demonstra bem a nossa "fome" futebolística.
Outa perguntas interessantes para fazermos entre nossos alunos é: A Copa do Mundo une os povos ou apenas acirra a competitividade? Esta competitividade é benéfica no sentido de irmos em busca de algo? Há uma "capa" no período da Copa? O que ela esconde? Quais as vantagens e desvantagens em sediar uma Copa do Mundo?
A criação de um próprio mascote da turma e sua história é uma boa opção para aguçarmos a oralidade e a criatividade dos nossos alunos. O trabalho com outras linguagens também é válido: as músicas que falam de futebol, como a "Partida de Futebol" do Skank e a tela "Futebol" de Portinari são excelentes textos a serem desmembrados.
Entrevista aos mais velhos sobre a Copa inesquecível, e o os motivos que a tornaram inesquecível, é uma atividade prazerosa que une pais e filhos, e logo, colabora com a oralidade do aluno em aula.
Por fim, nada melhor do que acontecimentos recentes para estimular os nossos alunos à produzirem em cima da Copa; assim, estarmos sempre atentos à mídia e e seu movimento e dinamismo é uma boa pedida para fazermos com que nossos alunos escrevam, opinem, discutam sobre o que está acontecendo na Copa do Mundo ou enquanto ela acontece.
Assim, nada como, nós professores, estarmos atentos a todo este "alvoroço" para levarmos alguns prós e alguns contras dessa paixão.
A gama de países que irá disputar a Copa do Mundo da África já nos dá infinitas possibilidades de levarmos outras culturas para nossa sala de aula, como também, desmitificar a questão "selvagem" do país sede da Copa, a África o Sul.
Um levantamento acerca dos televisores que são vendidos nesta época é uma boa oportunidade de estudarmos gráficos, tabelas e similares e o porquê destes televisores serem vendidos é um questionamento bem interessante que pode resultar em uma produção textual que demonstra bem a nossa "fome" futebolística.
Outa perguntas interessantes para fazermos entre nossos alunos é: A Copa do Mundo une os povos ou apenas acirra a competitividade? Esta competitividade é benéfica no sentido de irmos em busca de algo? Há uma "capa" no período da Copa? O que ela esconde? Quais as vantagens e desvantagens em sediar uma Copa do Mundo?
A criação de um próprio mascote da turma e sua história é uma boa opção para aguçarmos a oralidade e a criatividade dos nossos alunos. O trabalho com outras linguagens também é válido: as músicas que falam de futebol, como a "Partida de Futebol" do Skank e a tela "Futebol" de Portinari são excelentes textos a serem desmembrados.
Entrevista aos mais velhos sobre a Copa inesquecível, e o os motivos que a tornaram inesquecível, é uma atividade prazerosa que une pais e filhos, e logo, colabora com a oralidade do aluno em aula.
Por fim, nada melhor do que acontecimentos recentes para estimular os nossos alunos à produzirem em cima da Copa; assim, estarmos sempre atentos à mídia e e seu movimento e dinamismo é uma boa pedida para fazermos com que nossos alunos escrevam, opinem, discutam sobre o que está acontecendo na Copa do Mundo ou enquanto ela acontece.
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